Sobre

O seu âmbito de intervenção abrange a freguesia de Torre de Vilela e outras freguesias do concelho.

Quem Somos

Obra Social de Torre de Vilela

A nossa história é um testemunho vivo de dedicação à solidariedade e ao cuidado humanizado. A Obra Social de Torre de Vilela é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na Rua da Igreja, nº5 no lugar e antiga freguesia de Torre de Vilela, da atual União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, Concelho e Distrito de Coimbra. A Instituição nasceu em 1991, resultado da “boa vontade”, de um grupo de pessoas voluntárias residentes na freguesia de Torre de Vilela, cujo objetivo se centrou em encontrar respostas satisfatórias para as necessidades da sua população mais idosa. Pretendiam numa primeira fase melhorar a qualidade de vida dos mais idosos, combater o seu isolamento social e contribuir para a criação de um conjunto de medidas consideradas as mais adequadas à sua integração na comunidade. Pretendia ser um bom exemplo de solidariedade, partilha e entreajuda comunitária, o que definiu a sua prática institucional.

Reproduzir vídeo

Vídeo Oficial da Obra Social Torre de Vilela

Em 2019, a OSTV desenvolve um novo Projeto – LOJA SOCIAL – em parceria coma União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela. Trata-se de um projeto integrado na Comissão Social de Freguesias, com a finalidade de apoiar as famílias locais com diversos tipos de bens, entre os quais: alimentos, roupas, mobiliário, eletrodomésticos, utilidades domésticas, ajudas técnicas, material escolar, livros, jogos, brinquedos, entre outros. Todos os bens da Loja Social são doados por particulares ou empresas. 

A Obra Social de Torre de Vilela

Apresentamos os nossos VALORES

A Obra Social de Torre de Vilela tem como objetivos essenciais a promoção da ação de solidariedade, conforme resulta dos seus Estatutos. No âmbito da Política da Qualidade, a Obra Social de Torre de Vilela tem como MISSÃO promover a solidariedade através da prestação de serviços de excelência e do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais na área da Solidariedade Social.

Solidariedade

Somos Solidários – ajudamos os outros e a nós próprios a melhorar e desenvolver-se.
Somos Humanistas – valorizamos a pessoa humana. Somos pela dignidade e pela diferença.
Cooperação por princípio – acreditamos que o conjunto é melhor que a somadas partes. Fazemos juntos. Fazemos por todos.

Comprometimento

Comprometemo-nos – Somos por causas. Honestamente, fazemos o acreditamos que é melhor para nós e para os outros. Nunca desistimos de uma causa.

Inovação

Somos Inovadores – somos abertos a novas ideias, a formas novas de resolver os velhos problemas. Gostamos de criar novas soluções. Rompemos com o convencional.

Áreas de Intervenção
AS NOSSAS

Áreas de Intervenção

A Resposta Social Lar de Idosos destina-se a acolher pessoas idosas, de ambos os sexos, desinseridas do meio social e familiar, não autónomas na satisfação das suas necessidades básicas que expressem livremente a sua vontade em serem admitidas. Desenvolve também atividades de apoio social a pessoas idosas através de alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, higiene, conforto, promovendo o convívio, animação cultural e a ocupação de tempos livres dos utentes.

O Lar de Idosos da Obra Social de Torre de Vilela, presta na atualidade a 33 idosos serviços de alojamento, alimentação cuidados de higiene pessoal e conforto, cuidados de enfermagem, de acordo com a respetiva escala de serviço, tratamento de roupas, vigilância 24 horas por dia, informação facilitadora de acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades e apoio psicossocial. Realiza ainda atividades de animação (ginástica, música, estimulação cognitiva), ocupação e lazer e apoio/acompanhamento em deslocações ao exterior, nomeadamente passeios e consultas e/ou exames médicos.

A Resposta Social de Centro de Dia da OSTV desenvolve atividades de apoio social a pessoas idosas, de ambos os sexos, que vivam isoladas ou em situação de risco ou deperda de independência por período temporário ou permanente, contribuindo para que tenham uma vida digna, confortável e saudável, prestando ajuda direta ao idoso e indireta à família e/ou comunidade e que expressem livremente a sua vontade em serem admitidos.

O Centro de Dia da Obra Social de Torre de Vilela, presta serviços de transporte, alimentação cuidados de higiene pessoal e conforto, cuidados de enfermagem, de acordo com a respetiva escala de serviço, tratamento de roupas, vigilância 8 horas por dia, informação facilitadora de acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades e apoio psicossocial. Realiza ainda atividades de animação, ocupação e lazer e apoio/acompanhamento em deslocações ao exterior, nomeadamente passeios e consultas e/ou exames médicos.

A Resposta Social Serviço de Apoio Domiciliário da OSTV destina-se a prestar cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas, e/ou atividades da vida diária e que expressem livremente a sua vontade em serem admitidos, temporariamente ou permanentemente.

O SAD da Obra Social de Torre de Vilela, assegura a prestação dos serviços de alimentação – confeção, distribuição e acompanhamento, cuidados de higiene pessoal e conforto, tratamento de roupas, limpeza habitacional, orientação e/ou acompanhamento em pequenas modificações no domicílio que permitam maior segurança e conforto para os utentes, informação facilitadora de acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades, aquisição de bens e serviços, apoio psicossocial. Realiza ainda atividades de animação, ocupação e lazer e apoio/acompanhamento em deslocações ao exterior, nomeadamente passeios e consultas e/ou exames médicos.

Promovidas pelo Departamento de Desporto e a Divisão de Ação Social e Família da Câmara Municipal de Coimbra, a Instituição incentiva, supervisiona e acompanha as aulas de ginástica e hidroginástica para os idosos da freguesia, bem como atividades recreativas e culturais que ao longo do ano são realizadas.

Em parceria com o Instituto Superior Miguel Torga, Escola Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Centro de Emprego de Coimbra, IPSSs Locais, Centro de Saúde de Eiras, Instituto Português da Juventude, Associação Académica de Coimbra, acolhe alunos/estagiários/voluntários que desenvolvem na instituição trabalhos de investigação, “treinos profissionais”, atividades ocupacionais para os idosos, ações de educação para a saúde.
Atualmente, a Obra Social de Torre de Vilela organiza Matinés Séniores (convívios interinstitucionais) passeios e festas comunitárias, promovendo o convívio.
Desenvolve ainda um trabalho especializado na área da gerontologia social, intervindo em situações de prevenção/manutenção de demências.

Em 1998, surge a Resposta de Atividades de Tempos Livres, um serviço ao encontro das necessidades das famílias de 40 crianças a frequentar o 1.º Ciclo da Escola Primária de Vilela, atualmente reconvertido em Centro de Atividades de Tempos Livres para Extensões de Horário e Interrupções Letivas (CATL), para 12 crianças, a funcionar na Escola 1.º Ciclo do Ensino Básico de Vilela.

A Resposta Social de Centro de Atividades de Tempos Livres, da Obra Social de Torre de Vilela, proporciona atividades de lazer a crianças a partir dos seis anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares.


O CATL presta os serviços de acolhimento das crianças, no horário definido, acompanhamento das crianças nas atividades, ateliers recreativos e lúdicos, apoio / acompanhamento psicossocial das crianças e famílias. Presta ainda serviços extra acordo, tais como: passeios e visitas e respetivo serviço de transporte e alimentação -almoço – nos períodos não letivos.

Em 1998, em articulação com o Centro Distrital de Coimbra, a Instituição disponibiliza uma Técnica de Serviço Social para integrar a Equipa de apoio às famílias mais carenciadas da freguesia e área envolvente, no âmbito do Rendimento Social de Inserção e ação social, aceitando ser uma atitude que melhoraria o acompanhamento no local das famílias mais vulneráveis. Projeta neste sentido um Gabinete Psicossocial que acaba por não ser reconhecido como prioritário pela Segurança Social.

Em 2000, estabelece uma parceria com uma Instituição Particular de Solidariedade Social de uma freguesia vizinha (Centro de Apoio Social de Souselas) no Projeto “Ser Criança” que tem como objetivos uma intervenção integrada junto dos jovens em risco residentes nas 5 freguesias da zona norte de Coimbra, entre as quais Torre de Vilela. Entretanto este projeto resultou num Acordo Atípico de um Centro Comunitário, tendo esta equipa assumido o acompanhamento das famílias em articulação com o Centro Distrital. A Obra Social de Torre de Vilela mantém esta parceria, mas o seu papel ficou limitado ao encaminhamento das famílias para o atendimento social. Entretanto desenvolveu protocolos com o Banco Alimentar contra a Pobreza e o Banco de Bens Doados que vem responder a algumas das necessidades institucionais e das famílias da freguesia.

Integrando no ano de 2016 a Comissão Social de freguesias, a Obra Social de Torre de Vilela assume a Coordenação do Núcleo Executivo da mesma, tendo assim um papel ativo no apoio a prestar às famílias, em colaboração direta com a Câmara Municipal de Coimbra e o Centro Distrital de Coimbra.

Em 1998 a Obra Social de Torre de Vilela iniciou o seu percurso de acreditação enquanto ENTIDADE FORMADORA, criando um Departamento de Formação Profissional, acreditada pela DGERT-DSQA. Como entidade promotora e formadora, desenvolveu cursos de formação profissional até 2014, abertos à comunidade dando apoio a desempregados, beneficiários de rendimento social de inserção e ação social e indivíduos com dificuldade de (re)inserção profissional, com equivalência escolar e profissional (realizaram-se 2 Cursos de Formação Profissional, 4 Cursos EFA de Dupla Certificação (escolar e profissional) e 8 ações de formação modular certificada.

A OSTV acolhe também todos os estágios curriculares e profissionais que lhe são solicitados, bem como incentiva e encaminha os seus funcionários e comunidade a se inscreverem em Centros Novas Oportunidades com o objetivo de aumentar a sua escolaridade, bem como em cursos de formação específica que contribuam para melhoria de desempenhos, bem como para a sua satisfação pessoal.

Em termos de criação de postos de trabalho, tem fomentado a empregabilidade, integrando no seu quadro de pessoal beneficiários de Medidas Contrato Emprego Inserção, Estágio Emprego do IEFP, Medida Estímulo, formandos das suas ações formativas e de outras entidades que realizam na Instituição a Formação em Contexto Real de Trabalho.

Infraestruturas e Equipamentos
AS NOSSAS

Infraestruturas e Equipamentos

Em dezembro de 2015, a OSTV iniciou obras de remodelação e ampliação concluídas em Setembro de 2017, como solução às suas grandes dificuldades estruturais, reflexo do desgaste natural das suas instalações e equipamentos (20 anos). O objetivo foi criar mais vagas nas respostas sociais e manter/melhorar todos os espaços/equipamentos previstos pela atualização da legislação, de forma a garantir a manutenção da excelência no nível dos serviços prestados que sempre foi o fator distintivo da OSTV. Foi obtida licença de utilização em Março de 2018.

Obra Social de Torre de Vilela
ORGANOGRAMA

Obra Social de Torre de Vilela

Projetos e Parcerias
OS NOSSOS

Projetos e Parcerias

Perante estes novos desafios e as exigências da qualidade dos serviços a prestar, a Obra Social de Torre de Vilela tem como prioritário procurar respostas adequadas e inovadoras no sentido de garantir a sua sustentabilidade. Para concretizar este seu projeto de remodelação e ampliação contou com a aprovação de financiamento do Fundo de Restruturação do Setor Social e com o recurso à banca (não existiam na altura projetos de apoio financeiro comunitário), associando uma política de otimização de recursos e gestão adequada. Teve ainda apoios das Juntas de Freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela, Câmara Municipal de Coimbra e Fundo Socorro Social do Centro Distrital de Coimbra (apoio para aquisição de mobiliário e equipamento móvel), assim como em 2023 contou com o apoio de Reequilíbrio Financeiro, no âmbito do Fundo de Socorro Social.

A Obra Social de Torre de Vilela considera essencial o trabalho em parceria quer com as entidades oficiais, tais como: Centro Distrital de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra (Rede Social, CLAS, Bibliomóvel, Desporto Sénior, Teatrão), União das IPSSs, CNIS, EAPN, Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Formação de Coimbra, Empresa de Formação Global Reason (Medida Cheque Formação), Escolas Superiores de Serviço Social, de Enfermagem, de Educação, AAPDA, Escolas Secundárias, ARS Centro, Centro de Saúde de Eiras (USF Topázio e USF Coimbra norte), Direção Regional de Educação do Centro, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Instituto Português da Juventude, Instituto de Reinserção Social, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Fundação Portuguesa de Luta Contra a Sida, Banco Alimentar Contra a Fome, Banco de Bens Doados, quer com as diferentes entidades locais (União de Freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela, Paróquia da freguesia, Centro Cultural e Recreativo de Vilela, Escola 1.º Ciclo de Vilela, Comissão de Pais, Associação Filarmónica “Adriano Soares”, Comissão de Festas) e empresas.

Trabalhou em articulação com a empresa Euroconsult, entidade gestora do FRSS.

Atualmente tem o Edifício de S. Martinho licenciado pela CMC como edifício de apoio aos serviços da sua ERPI e Centro de Dia. Por falta de financiamentos irá manter o espaço limpo e arrumado, aguardando reestruturação do projeto inicial para que possa suportar custos menores, contando com apoio das entidades oficiais.

Todos os direitos reservados